Na noite da última sexta-feira (28), os telespectadores da TV Globo se despediram da novela "Mania de Você", criada e escrita por João Emanuel Carneiro, e exibida na faixa das 21h.
Com baixíssima audiência desde a estreia, o folhetim não chegou nem perto de ter a média mínima de 30 pontos, índice aceitável para uma produção das nove da noite. Os dados do IBOPE, na Grande São Paulo, principal praça de aferição de audiência, comprovaram a rejeição da história.
De acordo com Amauri Soares, diretor-executivo dos Estúdios Globo e Afiliadas, desde que a crise de audiência se instaurou em "Mania de Você", passou-se a investigar os motivos que fizeram o público rejeitar a trama.
O "Olhar na TV", através de uma análise criteriosa, pontuará alguns dos motivos que levaram, sim, ao fracasso da novela. A começar pela escalação do elenco, parte priorizado por números de seguidores em redes sociais, o que mais uma vez se comprovou que internet x audiência para a TV não se misturam.
Em seguida, a falta de prioridade para com a trama de João Emanuel Carneiro. O autor, na concepção da obra, desejava contar com Paolla Oliveira e Taís Araújo como 'Luma' e 'Viola', respectivamente. Ambas, agora, estão no elenco de "Vale Tudo", a sucessora na faixa.
Ainda sobre o elenco, uma trama desse porte, com tamanho arco dramático e de suspense, precisaria contar com atores mais experientes e conhecidos do público. E não que os jovens tenham sido ou sejam fracos, longe disso, mas a história carece de uma potencialidade maior, e que seria encontrada em atores mais maduros, como uma Patrícia Pillar, Cláudia Raia, Edson Celulari e Alexandre Borges, por exemplo.
Inúmeros boatos de uma possível falta de comunicação direta entre Carneiro e o diretor Carlos Araújo ganharam força dentro e fora dos Estúdios Globo. O não entrosamento teve reflexos diretos no andamento e condução da narrativa.
Tendo como uma das temáticas principais a gastronomia, faltaram elementos visuais na abertura da novela, que trouxe apenas elementos paisagísticos da região litorânea do Rio de Janeiro, elitizando ainda mais a produção, o que afugenta qualquer popularidade junto ao público.
Além disso, a falta de uma trilha sonora mais popular e conhecida dos telespectadores, também ajudou a não viralização nas plataformas virtuais. Nem a melosa versão de "Mania de Você", de Rita Lee, na voz de Anitta, caiu nas graças do público.
A programação também jogou contra com a novela entrando no ar, ora mais cedo, ora mais tarde, por conta do Futebol, Política e outros assuntos que tiveram mais importância do que a obra. Com isso, o efeito cascata foi implacável, desacostumando o público a se interessar pela história.
Fora isso, o "santo edit" de quem teve a infeliz ideia de cortar a trama em dez capítulos, logo no começo, para acelerar a história, descaracterizou 'Viola', 'Rudá', 'Mavi' e 'Luma', causando confusão, falta de identificação e rejeição aos personagens.
Mas ai fica a pergunta: por que "Todas as Flores" (2022), do mesmo autor, fez tanto sucesso, e "Mania de Você" foi este estrondoso fracasso? Simples! Livre de cobranças e jogado no "escuro", onde no streaming ousadia e liberdade ganham-se muitos pontos, João Emanuel Carneiro pôde fazer um novelão, como assim o fez. Além do mais, em uma plataforma digital, a viralização, que é tanto desejada para os produtos da TV aberta, é mais fácil de ocorrer.
É uma pena que "Mania de Você" será totalmente "jogada fora" e jamais reprisada em uma edição especial ou em um "Vale a Pena Ver de Novo". Boa sorte ao mercado internacional, que receberá essa "bomba"!
Audiências:
"Mania de Você", em seu antepenúltimo capítulo, levado ao ar na quarta-feira (26), registrou seu recorde de audiência, ultrapassando, pela primeira vez, os 25 pontos. O folhetim, neste dia, marcou 25.1 pontos; o recorde desde a estreia.
No entanto, no penúltimo capítulo, a história de João Emanuel Carneiro registrou pífios 19.7 pontos de média no IBOPE, em dados da Grande São Paulo.
O último capítulo marcou 23.3 pontos de média, sendo o pior final da história de uma novela das nove. O índice não bateu nem o próprio recorde da novela.
Já a reapresentação do último capítulo, levada ao ar no sábado (29), marcou pífios 18.9 pontos de média. Uma vergonha!
Siga no Instagram @Famarianno
Foto: Divulgação/Globo.
Comentários