Pular para o conteúdo principal

"BBB 25" - Análise: Jogada contra

Muito tem se debatido sobre as razões que apontariam o "fracasso" da atual temporada do 'reality show' "Big Brother Brasil 25", da TV Globo. Para uma grande maioria, os participantes escolhidos são "fracos", não sabem jogar, não se comprometem, etc e etc.

No entanto, se pararmos para analisar, de fato, o principal elemento que joga contra o "BBB 25" é a própria programação da emissora carioca. Mais especificamente, a novela "Mania de Você", trama das 21h, e que antecede a competição.

Verdadeiro fracasso de audiência e repercussão, sendo uma das piores produções de toda a teledramaturgia da casa, o folhetim de João Emanuel Carneiro não contribui em nada para alavancar os produtos que vem a seguir na grade. Pelo contrário, derruba. Quem vai assistir qualquer próximo programa, depois de ver um capítulo enfadonho e bizarro como da trama das nove? O que falar da patética cena da piscina envolvendo Adriana Esteves e Rodrigo Lombardi semana passada?

Mas "Mania de Você" não está sozinha no banco dos réus! A alta demanda de provas e atividades patrocinadas dentro do "BBB" já cansou o público há tempos. Uma prova "Bate-Volta", que em eras "BBB raiz" seria de curta duração, hoje, se veem divididas em dois blocos por conta das chamadas propagandas. E que chatice colocar os participantes para ler tudo, a toda hora, durante os desafios!

De fato que, a medida que uma temporada sai e a outra chega, o "BBB" vai tendo seus mecanismos de comportamento modificados pelos participantes, que se baseiam, já de algum tempo, em "likes", "número de seguidores", poder de influência na era digital e o temido "cancelamento". No entanto, isso não é capaz de colocar a edição a números tão baixos, pois, uma hora ou outra, os confinados serão "obrigados" a jogar para que se chegue ao vencedor.

Aproveitando a deixa, o histórico Camarote, desde o seu início, em 2020, tem na atual temporada, o elenco mais famoso junto ao público. Vale citar Gracyanne Barbosa, Diego Hypólito, Daniele Hypólito e Vitória Strada. Diogo Almeida, que se torna recente "cria" da casa, fez apenas uma novela como protagonista, apesar dos anos de carreira. Por isso, era o menos "conhecido" ou fácil de lembrarmos qual trabalho mais forte havia realizado.

Como se vê, os participantes são os menor dos problemas que refletiram nesta baixa audiência do "BBB 25". E, para encerrar, não adianta comparar audiências entre temporadas. Cada uma reflete em índices que diferem na estatística da Kantar Media IBOPE (do "BBB 1" para cá, o número agrupado de audiência já mudou várias vezes), como também é fora da casinha quem compare as edições "BBB 20" e "BBB 21" com qualquer outra temporada. A pandemia obrigou todo mundo a ficar em casa e a assistir ao único programa ao vivo que se tinha. Por isso, quem participou virou celebridade ou ficou bem famoso, e com milhares de seguidores nas redes sociais.

Siga no Instagram @Famarianno

Foto: Divulgação/Globo.

Comentários