Em Setembro deste ano, Taís Araújo já havia dado pistas de que "ValeTudo" não seria exatamente um remake da primeira versão da trama, que foi ao ar entre 1988 e 1989. "Não dá para fazer um remake de 'Vale Tudo'. Em geral, novela dos anos 80 não dão. Imagina, a Constituição estava novinha. Não dá para fazer a mesma novela", declarou a atriz em entrevisra à "Quem".
Agora, a autora da nova versão do folhetim, Manuela Dias, confirma o dito por Taís à época. Em entrevista à "Folha de São Paulo", a novelista pontuou que importantes atualizações nos perfis de personagens estão sendo realizadas e serão vistas pelo público.
Segundo Dias, por exemplo, 'Odete Roitman', que será vivida por Débora Bloch, terá mudanças substanciais em seu comportamento e falas, uma vez que, não só o Brasil, como também o público mudou muito nestas últimas décadas.
"Gilberto Braga, com 'Odete', estava extrapolando a válvula de escape de poder criticar o Brasil exacerbadamente. Hoje, provocar os mesmos efeitos, não implica usar os mesmos recursos. 'Odete' era julgada por ser ativa sexualmente aos 60. E hoje? Não estou dizendo que ela vai ser feminista, mas são diferenças", declarou a autora.
A personagem 'Heleninha Roitman', que agora será vivida por Paolla Oliveira, também terá uma abordagem diferente da feita na época em torno do alcoolismo. "Alcoolismo não era considerado doença, então 'Heleninha Roitman' era vista como uma pinguça que bebia porque tinha vontade", afirmou Manuela.
As questões sociais, que envolverão 'Raquel', que será interpretada por Taís Araújo, também sofrerão alterações. "Muita coisa mudou. Temos a sensação de que a agenda social não avança, mas avançou muito", pontuou a roteirista, que ainda analisou: "O machismo era ainda pior, então todos os personagens homens batiam ou ameaçavam bater nas mulheres".
'Maria de Fátima', que será vivida pela atriz Bella Campos, será ligada ao universo de influenciadores digitais.
Além disso, a novela terá um número menor de capítulos do que os exibidos em 88/89. De 204 episódios, o número definido para a história remontada foi o de 172.
Siga no Instagram @Famarianno
Foto: Reprodução/Globo.
Comentários