Confinados no 'reality show' "A Fazenda 14", da RecordTV, os 19 participantes da atração (esta matéria já considera como fora do confinamento uma das peoas que será eliminada na noite desta quinta-feira) não poderão deixar o confinamento temporariamente ou, muito menos, ter direito a uma urna eletrônica improvisada na sede do programa para votar nas Eleições 2022 que acontecem no próximo domingo (2) e, também, no segundo turno que acontecerá dia 30 de Outubro.
Apenas os 'peões' eliminados antes de cada um dos dois dias de votação é quem poderão exercer a cidadania e votar em seus candidatos.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os confinados que não votarão poderão justificar sua ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em até 60 (sessenta) dias após cada turno da votação, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.
Pelo prazo dado pelo órgão, até 1º de Dezembro de 2022 (ausência no primeiro turno - 2.10.2022); e até 9 de Janeiro de 2023 (ausência no segundo turno - 30.10.2022, se houver).
Como "A Fazenda 14" chegará ao fim apenas em 15 de Dezembro, cogita-se que a Record deverá convocar os 'pões' que ainda estiverem dentro do jogo, até 1º de Dezembro, data final do primeiro prazo, para preencherem um formulário de justificativa.
No entanto, o canal ainda não se manifestou como se dará esse mecanismo. Mas há a possibilidade de um fiscal do TSE entrar na casa, mas sem contato algum com os participantes remanescentes, e recolher os formulários preenchidos por cada 'peão' e/ou 'peoa'.
Foto: Reprodução/Record.
Comentários