Pular para o conteúdo principal

Morte

 


Morreu na noite deste terça-feira (26), aos 75 anos, o autor de novelas Gilberto Braga. De acordo com as informações, o falecimento se deu por conta de uma série de complicações decorrentes de uma infecção sistêmica. Lutando contra o Alzheimer, ele sofreu uma perfuração no esôfago.

Com mais de 20 novelas escritas, Braga tinha como marca sempre apresentar um assassinato misterioso nos últimos capítulos. Entre seus maiores sucessos estão "Dancin' Days" (1978), "Corpo a Corpo" (1984), "Anos Dourados" (1986), "Vale Tudo" (1988), "Dono do Mundo" (1991) e "Celebridade" (2003). Em 2008, ele foi indicado ao Emmy Internacional de Melhor Telenovela com "Paraíso Tropical" (2007), atualmente em reprise no canal por assinatura Viva. 

Seu último trabalho na Globo foi Babilônia (2015). Gilberto, recentemente, teve a novela "Feira das Vaidades", prevista para 2022/2023, cancelada pela emissora carioca. A produção iria ao ar às 18h. No entanto, ao autor, foi-lhe encomendada uma trama para às 21h.

No canal, Gilberto Braga estreou como autor em 1973, com uma adaptação de "A Dama das Camélias". Sua primeira novela foi em 1974, ao dividir a autoria de "Corrida de Ouro" com Lauro César Muniz e Janete Clair. Dois anos depois, o autor escreveu seu primeiro grande sucesso: "Escrava Isaura", novela que, ainda hoje, é um dos maiores produtos de exportação da Globo. Em 1978, estreou na faixa nobre da Globo com "Dancin' Days".

Gilberto era casado com o decorador Edgar Moura Brasil, com quem estava junto há 48 anos. Nas redes sociais, entre famosos e anônimos, muitas mensagens em forma de homenagem ao autor. 

Siga no Instagram @Famarianno

Informações: via "UOL".

Foto: Reprodução/O Globo.

Comentários