Bastante criticada por uma cena de seu capítulo exibido no último sábado, dia 21 de Agosto, a novela "Nos Tempos do Imperador", trama das 18h, e única inédita na Globo, através de Thereza Falcão, uma das autoras da trama, pediu desculpas pelo erro grosseiro levado ao Ar.
A roteirista se desculpou pela cena em que 'Jorge'/'Samuel' (Michel Gomes) sugeriu que 'Pilar' (Gabriela Medvedovski) sofreu "racismo reverso" na história que, justamente, retrata o período da escravidão.
No capítulo em questão, 'Dom Olu' (Rogério Brito) rejeitou receber a aspirante a médica como moradora na Pequena África, espaço de resistência de negros livres e fugidos que precisam de proteção e abrigo. A atitude do rei da região gerou revolta em 'Samuel', ex escravo e namorado da jovem. "Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente?", alegou o rapaz na cena. Já 'Pilar' dizia entender 'Dom Olu', já que ela tinha mais privilégios e oportunidades por ser branca.
"Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: o que foi isso? Todos os capítulos que vão ao Ar até o 24 foram escritos em 2018, gravados na ampla maioria em 2019. Na época não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do [pesquisador de cultura afro-brasileira] Nei Lopes. Hoje assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua. Mais uma vez pedimos desculpas por cometer um erro grosseiro como esse", desculpou-se Thereza através das redes sociais.
Comentários