Pular para o conteúdo principal

Proprietária


A saída de Fausto Silva da Globo, com certeza, já entrou para o marco da televisão brasileira. Afinal, foram 33 anos de parceria, que chegou ao fim de forma abrupta e com uma saída pela porta dos fundos.

Como sabido, em seu processo de reformulação, a emissora carioca propôs uma mudança de grade e comercial à Faustão, que também resultaria numa redução de seus vencimentos. Para bom entendedor, se trata de salário. 

Com ganho mensal na casa dos R$ 5 milhões, ao apresentador foi-lhe oferecido uma redução dos seus ganhos, primeiramente negada por ele. Em seguida, uma proposta para deixar os domingos e assumir um programa, noturno, às quintas. 

Com a negativa, e após conversas respeitosas, ambos decidiram pela não renovação do contrato, que iria até 31 de Dezembro. Caso tivesse aceitado uma das duas propostas do canal, o novo contrato, com início em 1 de Janeiro de 2022, já seria com essas mudanças.

Alegando, ao menos publicamente, o desejo de "encontrar novos rumos", associado à especulações sobre seu estado de saúde, Faustão surpreendeu o mercado ao anunciar ter assinado com a Band, sua antiga casa. O apresentador estreia na emissora do Morumbi no primeiro trimestre do ano que vem.

O fato, claro, irritou a Globo, uma vez que, pelo acordo inicial, após a decisão de não renovar, Fausto iria permanecer na casa até o fim de seu contrato, respeitando os acordos comerciais fechados até a data. Mas como uma emissora vai deixar no Ar um funcionário, já em contrato com outra empresa, fazendo propaganda gratuita de sua imagem e voz para a concorrente? Não dá!

E foi aí que, nesta semana, já incomodada com tanto disse-me-disse, e motivos ainda não revelados, a Globo optou por encerrar de vez o "Domingão". Com Tiago Leifert no comando, neste final de semana (20), no horário deixado pelo dominical, estreia como programa independente, a "Super Dança dos Famosos", com sua competição já iniciada por Faustão. 

O nome da atração de dança, inclusive, já ocupa a grade no site da emissora. No entanto, a marca "Domingão", ao contrário do que se pensa, não tem Faustão como dono. Tinha! 

Em 2019, o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) concedeu à Globo, após uma autorização de Fausto Silva, os direitos pelo nome e marca "Domingão". O registro foi concedido, em definitivo ao canal, em 25 de Maio deste ano. A validade vai até 2031.

E, assim como o "Domingão", o apresentador cedeu à Globo outros títulos que eram de seu domínio. A seguir a lista dos títulos com a data em que a Globo seguirá como dona dos registros:   

  • Pegadinhas do Faustão (até fevereiro de 2023)
  • Galera do Faustão (até dezembro de 2023)
  • Avião do Faustão (até fevereiro de 2024)
  • Pizza do Faustão (até fevereiro de 2029)
  • Circo do Faustão (até dezembro de 2029)
  • Caminhão do Faustão (até julho de 2030)
  • Seleção do Faustão (até dezembro de 2030)

Apenas o nome "Faustão" e a marca "Faustão Relógios" são da empresa de Fausto Silva. Agora, sem o apresentador no time de contratados, a Globo obviamente não vai mais explorar nenhum desses registros pelos próximos anos. Ou ao menos, cortará deles, o nome/marca do apresentador.

Siga no Instagram @Famarianno

Informações: via "NTV".

Foto: Reprodução/Globo.

Comentários