Pular para o conteúdo principal

"Babilônia" - Operação salvamento:


A TV Globo deu início a operação salvamento de "Babilônia", novela das 21h, que derrubou os índices de audiência do horário, levantados pela antecessora, "Império". A atual trama do horário nobre segue sendo pior que a fracassada "Em Família" (2014).

Além de antecipar o grupo de discussão, onde a emissora carioca avaliará perante ao público "o que presta e o que não", para promover as alterações necessárias, o folhetim de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga já conta com algumas mudanças no logotipo e em sua abertura.

Doze dias após a estreia, o tom escuro, preto e avermelhado do logo deu lugar à coloração mais leve, acinzentada e branca. O nome da novela aparece sobre um inspirador nascer do sol estilizado. A música "Pra que chorar", de Mart'nália, no entanto, continua como o tema oficial de abertura.

Os intervalos também passam a ser bombardeados por chamadas apresentando tramas como a do "político picareta" 'Aderbal' (Marcos Palmeira) e do romance entre 'Rafael' (Chay Suede) e 'Laís' (Luisa Arraes). Já as vilãs 'Inês' (Adriana Esteves) e 'Beatriz' (Gloria Pires) também estão sendo mostradas como inimigas que viraram aliadas. 

Além disso, a TV Globo passa a exibir chamadas introduzindo didaticamente as tramas da produção. Nas novas chamadas, a mocinha 'Regina' (Camila Pitanga) está sendo apresentada. "Rio de Janeiro, morro da Babilônia. Aqui vive 'Regina', uma mulher que se esforça para cuidar da família e tem muito orgulho de seu trabalho. Depois de uma decepção amorosa, ela nunca mais se envolveu com ninguém. Mas 'Vinicius' [Thiago Fragoso] está conseguindo aos poucos mudar essa história", diz a chamada.

O canal ainda colocou o jornalismo da casa para salvar "Babilônia". Neste domingo (29), Camila Pitanga apareceu no "Fantástico", onde apresentou o morro da Babilônia. 

Nos corredores da emissora, a avaliação é a de que a novela exagerou ao concentrar os primeiros capítulos em personagens polêmicos, como as vilãs 'Beatriz' e 'Inês' e no casal de lésbicas 'Teresa' (Fernanda Montenegro) e 'Estela' (Nathalia Timberg), que contam com a ameaça de boicote de evangélicos insatisfeitos com as cenas de beijo entre o casal lésbico. Avalia-se, também, que a parte das mocinhas sofredoras e casais apaixonados, ficou em segundo plano. 

"Babilônia" está puxando para baixo a audiência da TV Globo. O folhetim teve a pior semana de estreia de uma trama das nove: 28 pontos. Na semana que passou, piorou ainda mais e estacionou nos 25. Ontem (28), chegou a marcar 21 pontos na prévia, uma audiência de novela das seis.

Espera-se que "Babilônia" se recupere, mas uma comparação de audiência consolidada entre seus 10 primeiros capítulos e todas as novelas anteriores não deixa dúvidas: a atual novela das 21h da Globo vai registrando o pior desempenho desde a inauguração da emissora.

Veja a seguir como foi o resultado da atual e das últimas seis novelas do horário nobre:

Babilônia: 27,7 pontos (42,5%)
Império: 31,5 pontos (49,8%)
Em Família: 32,2 pontos (52,2%)
Amor à Vida: 34,5 (54,9%)
Salve Jorge: 32,2 pontos (53,3%)
Avenida Brasil: 35,5 pontos (58,4%)
Fina Estampa: 37,8 pontos  (57,4%) 
Informações: via "UOL" e "NTV".
Foto: Divulgação/Globo.

Comentários