Pular para o conteúdo principal

Luto mundial - Morre 'Chaves':


Morreu nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, o ator, produtor e roteirista mexicano Roberto Gómez Bolaños, famoso mundialmente por dar vida aos personagens 'Chaves' e 'Chapolin'.

De acordo com as informações iniciais, Bolaños faleceu em sua casa, em Cancún, no México, onde vivia com a mulher, Florinda Meza, também atriz, intérprete da personagem 'Dona Florinda' em "Chaves", casados desde 2004. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre.

Roberto morreu por problemas respiratórios e complicações da diabetes. O artista estava com sua saúde debilitada desde Novembro de 2013, quando sofreu redução de suas capacidades físicas, que o deixou com dificuldades para se locomover e se mexer.

A causa oficial da morte não foi divulgada. Segundo consta, o corpo será transportado para a Cidade do México, onde será velado.

O ator chegou a ser internado duas vezes nos últimos anos. Em Março de 2012, foi levado ao hospital Ángeles del Pedregal, na Cidade do México, para tratar uma insuficiência respiratória. 

Comoção mundial:

Assim que confirmada a morte de Roberto Bolaños, noticiada pela rede Televisa e CNN Expansión, fãs e admiradores do ator tomaram conta das redes sociais pelo mundo. 

Um dos primeiros a comentar a perda foi o ator Edgar Vivar, intérprete do personagem 'Senhor Barriga' no seriado. "Roberto não se vai, permanece no meu coração e no de todos que te assistiram felizes por tantos anos. Adeus, Chaves. Até sempre!", publicou emocionado.

Homenagem da casa brasileira:

Casa brasileira de "Chaves" há três décadas, o SBT fará uma homenagem ao criador do seriado mexicano, hoje, às 21h15, após "Chiquititas", novela das 20h30.

A emissora da Anhanguera preparou um programa com momentos de sua vida, imagens da série mexicana e depoimentos de fãs. 

Como o estado de saúde de Roberto Bolaños vinha se agravando desde o ano passado, a homenagem póstuma começou a ser produzida pelo jornalismo do canal ao final de 2013. Repórteres convenceram fãs do "Chaves" a se despedirem de Gómez, dando depoimentos como se ele já estivesse morto.
 
Biografia:

Nascido em dia 21 de Fevereiro de 1929, Bolaños era filho de uma secretária e de um pintor/cartunista/ilustrador. 

Formado em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, Roberto Gómez Bolaños  nunca exerceu a profissão. 

A carreira no rádio o atraiu e ele se tornou escritor criativo na década de 50. Bolaños também fez vários roteiros de cinema e começou a carreira de ator na década de 1960, mas ainda foi além e escreveu seus textos para a TV.

Em 1968, nascia o programa "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada", que já trazia três integrantes da futura trupe de sucesso: Ramón Valdés ('Seu Madruga'), Rubén Aguirre ('Professor Girafales') e María Antonieta de las Nieves ('Chiquinha'/'Dona Neves').

O primeiro personagem a surgir foi 'Chapolin', no início dos anos 70 e logo depois o 'Chaves', e ambos ganharam quadros de 30 minutos. Em 1980, as esquetes se tornaram um programa de uma hora semanal chamado de "Programa Chespirito", permanecendo no Ar até 1995.

"El Chavo del Ocho", nome original da série "Chaves", foi exibida pela primeira vez em 20 de Junho de 1971 no México. No Brasil, "Chaves" é o seriado infantil de maior longevidade da TV. No Ar no SBT desde 1984, o programa conta a história de um menino órfão que vive dentro de um barril, em um cortiço.

Foto: Reprodução. 

Comentários