"Êta Mundo Melhor!" - Crítica de estreia


No início da noite desta segunda-feira (30), a TV Globo exibiu o primeiro capítulo da novela "Êta Mundo Melhor!", trama das 18h, assinada por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, com a direção artística de Amora Mautner.

A abertura do folhetim, solar e empolgante, traz animações que ajudam a contar o que a obra vai dizer ao público nos próximos meses.

O tema de abertura, que foi cantado pela banda Suricato em "Êta Mundo Bom!" (2016), o "Sanfoneiro só toca isso", agora, traz a voz de Lauana Prado na continuação da saga de 'Candinho' (Sérgio Guizé), com a Suricato fazendo os instrumentais. A pouca presença de música no primeiro episódio, no entanto, não corresponde ao que, de fato, ocorrerá na produção, que terá vários hits dentro e fora de sua narrativa.

A nova aposta das seis trouxe uma repaginação de seus "velhos personagens", que contam, a partir de agora, o que lhes aconteceu nos últimos dez anos, bem como o que aconteceu com quem não voltará à história.

Na estreia de "Êta Mundo Melhor!", percebeu-se uma direção afinada com o seu elenco, que já está totalmente entregue a a cada personagem e aos seus respectivos núcleos. O texto nas mãos de Walcyr, que escreve os 30 primeiros episódios e depois deixa a trama, se mostrou bem amarrado com os "ganchos" e acontecimentos deixados no último capítulo da primeira parte de "Êta".

A fotografia e iluminação se mostraram em sintonia, uma vez que trouxe imagens de beleza natural, sem destoar da época em que se passa a história, mas sem se entregar à um tom "amarelado". A direção de fotografia precisa estar atenta a isso até o final da produção. 

Os figurinos, mais uma vez, e assim como em "Êta Mundo Bom!", foram corretamente criados e aplicados ao correto tempo da narrativa. Um pesquisa, a fundo, sobre tons e tecidos de época ficou perceptível no vídeo. Ponto positivo para o setor.

De acordo com dados do IBOPE, na Grande São Paulo, "Êta Mundo Melhor!" registrou a maior audiência dos últimos cinco anos na faixa horária em que a novela é apresentada. A produção marcou 21.5 pontos de média e repercutiu bastante nas redes sociais, como assim apontou a "X", antigo Twitter.

Siga no Instagram @Famarianno

Foto: Divulgação/Globo.

Comentários