Ainda repercutem de forma densa e intensa as cenas exibidas pela novela "Pantanal", trama das 21h30, da Globo, que foram ao ar na última terça-feira (28). Nas sequências, que foram protagonizadas por Osmar Prado, as queimadas criminosas na região impactaram os telespectadores.
As imagens vistas pelo 'Velho do Rio', que observada tristemente os incêndios, foram de cenas reais que aconteceram no Pantanal entre 2019 e 2020. No total, aproximadamente 4 milhões de hectares foram destruídos no período, o que equivale a 26% do bioma da região.
De acordo com as informações, as sequências de fotos e vídeos de apoio foram feitas por oito fotógrafos e fotojornalistas, além do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, em um trabalho capitaneado pelo pesquisador de imagens da novela, Raphael Machado.
A exibição dessas imagens se trata de uma atualização que a obra original, exibida em 1990 pela Manchete, não tinha. O peso das cenas fez a novela ir para o intervalo comercial em silêncio, de luto.
O capítulo de "Pantanal" exibiu as imagens reais, que retratavam na novela um incêndio criminoso, provocado por fazendeiros da região e seus capangas. Em meio ao caos das chamas, estava 'Velho do Rio' (Osmar Prado). Ao ver o incêndio, ele tentou combater o fogo sozinho, mas, sem saída, precisou se transformar em sucuri. Na última cena em que apareceu, o personagem, já em forma de réptil, surgiu agonizando entre a vida e a morte.
Enquanto isso, 'José Leôncio' (Marcos Palmeira) sentiu um mau pressentimento. O pai de 'Jove' (Jesuíta Barbosa) sentiu uma pontada no peito e começou a ficar cansado. Ele, então, decidiu rezar e pedir a todos os santos para que essa sensação ruim fosse embora. Após o susto, a entidade será resgatada e vai parar em um Centro de Reabilitação de Animais, de onde fugirá atrás de 'Juma' (Alanis Guillen).
Foto: Reprodução/Globo.
Comentários