Morreu, aos 88 anos, Quino, cartunista argentino conhecido por criar as histórias em quadrinhos da personagem 'Mafalda', que completou 56 anos há poucos dias.
A notícia foi confirmada pelo editor Daniel Divinsky, através do Twitter. "Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele", escreveu ele, sem revelar a causa da morte. No entanto, a imprensa argentina afirma que o artista havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) nos últimos dias.
Quino criou 'Mafalda' em seu primeiro emprego como desenhista publicitário, em 1962. A garotinha seria personagem de uma peça de propaganda, que foi rejeitada por jornais na época. Ao retomar a personagem em 1964, as historinhas, agora sem objetivo publicitário, acabaram aparecendo em jornais pelo mundo.
Os livros de 'Mafalda' foram traduzidos para mais de 30 idiomas; a personagem também virou protagonista de um filme, produzido na Argentina e lançado em 1982. Já em 1973, após quase 2 mil tirinhas, Quino decidiu que não desenharia mais a garotinha.
Informações: via "G1".
Foto: Reprodução/Miguel Riopa - AFP.
Comentários