Vem aí, “Deus Salve o Rei"


Apos uma modificação em seu calendário de novelas, a TV Globo confirma a estreia de “Deus Salve o Rei”, escrita por Daniel Adjafre, com colaboração de Péricles Barros, Cristina Biscaia, Cláudia Gomes, Angélica Lopes e Dino Cantelli. Direção artística de Fabrício Mamberti e direção-geral de Luciano Sabino e Pedro Brenelli.
A história:
Há décadas, os reinos de Montemor e Artena vivem em paz, e tudo continuaria assim se as consequências de uma escolha não mudassem o curso de seus destinos. 'Afonso' (Rômulo Estrela), príncipe herdeiro de Montemor é descrito como um homem honrado, justo e que, desde criança, foi preparado para, um dia, assumir o trono – aliás,  exatamente o oposto de seu irmão caçula, o irresponsável e inconsequente 'Rodolfo' (Johnny Massaro).
Porém, em Montemor, um reino próspero, rico em minério de ferro, falta algo essencial para sua subsistência: água. Bem ao contrário da vizinha Artena, que possui este recurso em abundância. Um acordo entre os reinos garante que o minério produzido em Montemor seja fornecido à Artena em troca de sua água.

Artena que é governada pelo rei 'Augusto' (Marco Nanini), um homem sábio e benevolente, pai da princesa [e vilã] 'Catarina' (Bruna Marquezine), sua sucessora. Ela, ao contrário do pai, tem planos mais ambiciosos, e não medirá esforços para conquistar seus objetivos.

A morte da rainha 'Crisélia' (Rosamaria Murtinho), avó de 'Afonso' e 'Rodolfo', acaba abalando a paz até então mantida entre os dois reinos. Afonso logo deverá se tornar rei, mas o amor por uma plebeia, 'Amália' (Marina Ruy Barbosa), o faz abdicar do trono, entregando o posto a seu despreparado irmão. É neste momento que 'Catarina' terá uma grande oportunidade de colocar seus planos em prática.


No elenco: André Segatti, Betty Gofman, Bia Arantes, Bruna Marquezine, Caco Cicoler, Caio Blat, Cláudia Raia, Cristiana Pompeo, Daniel Warren, Dayze Pozato, Débora Olivieri, Déborah Secco, Fernanda Nobre, Flora Diegues, Giovani Di Lourenzo, Johnny Massaro, José Fidalgo, Leandro Daniel, Liéser Touma, Marco Nanini, Marcos Oliveira, Marcos Pitombo, Maria Manoella, Marina Moschen, Marina Ruy Barbosa, Mel Maia, Monique Alfradique, Pascoal da Conceição, Renata Dominguez, Ricardo Pereira, Ricardo Tozzi, Rômulo Estrela, Rosamaria Murtinho, Tarcísio Filho, Tatá Werneck, Vinícius Calderoni, Vinicius Redd e Walter Breda.
Curiosidades:

A sinopse é inspirada em “Game of Thrones” e "Vikings", porém a trama se passará longe daquele conteúdo de violência e sexo tão característico da série exibida pela HBO. 

- A trama será inteiramente gravada no Brasil. A produção recorrerá a imagens feitas em cidades da Europa para serem inseridas por meio de computação gráfica na ilha de edição. Os castelos e florestas, previstos na cenografia, também devem ganhar projeções por meio da tecnologia.

- Foram ampliados o uso da computação gráfica, chegando a limites nada usuais em se tratando de produção de novelas no Brasil. Várias das suas cenas são gravadas sem cenários, só com os seus atores em cena.

- A produção está sendo gravada em uma cidade cenográfica totalmente indoor. São dois galpões, medindo 35m X 70m e 35m X 75m, além de uma área de 1.800 metros quadrados com cenários fixos. No primeiro galpão foi montado o reino de Montemor, com castelo e cidade fictícia. No segundo, o reino de Artena, e uma grande área de chroma para as cenas que envolverão efeitos visuais, floresta e as sequências de batalhas. Nos cenários fixos, a equipe trabalha com o conceito de “mutação”, muito usado no teatro, onde tem-se a possibilidade de transformar os espaços em até 15 ambientes diferentes.

- A Globo enviou Rodrigo Figueiredo, um dos melhores pilotos de drones do Brasil, para a Nova Zelândia, que vai registrar imagens do rio Hokitika Gorge, formado por água de degelo, que servirão de ambientação para a trama. O mesmo local já serviu de locação para a saga “O Senhor dos Anéis”.

- Vivendo um monarca, o personagem de Marco Nanini terá sua participação está garantida até o capítulo de número 50, e ele ainda voltará nos momentos finais da história.

- 'Amália', personagem de Marina Ruy Barbosa, será uma pebleia cozinheira de mão cheia. Para tal, a atriz fez laboratória com a equipe de cozinha de Ana Maria Braga, no estúdio do "Mais Você".

- O folhetim terá apenas 25 atores em seu elenco fixo. A ideia é que muitas participações especiais surjam no decorrer da trama para movimentar a história.

- A Globo consumiu cinco meses de pesquisa para se chegar ao figurino. Foi-se necessário entender a época medieval, apesar de o objetivo não ser o de uma reconstrução histórica. Para chegar ao resultado final, foi realizada uma pesquisa com mais de 12 mil imagens de muitas fontes diferentes, entre livros, museus, séries. A responsável Mariana Seud e sua equipe, desde a fase de pesquisa até a execução de todas as roupas, inclusive considerando as características de cada personagem, foram aos pormenores. Poucas vezes se usou tanto couro e metal em suas confecções, procurando sempre fazer referência ao tempo que a história se desenvolve.

- Sua trilha sonora será produzida no exterior com direito a Orquestra Sinfônica de Praga, e será gravada na Europa. O tema de abertura será cantado pela norueguesa Aurora: a canção ”Scarborough Fair”.

Nada menos que 80 músicas já foram compostas exclusivamente para a novela e este número poderá ultrapassar a marca de 100. 

A produção viajou para países como Espanha, Escócia e Islândia para captar cenas de florestas, pastos, montanhas e castelos, que serão retratados como pertencentes aos reinos fictícios da trama, Montemor e Artena. Muitas cenas foram gravadas com chroma key (fundo de tela verde) e preenchidas tecnologicamente com imagens de castelos, florestas, vilas e pastos feitas nos países europeus.

- A dois meses de sua estreia, um incêndio nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, destruiu o galpão que continha parte do cenário da trama, os castelos dos reinos fictícios, e os figurinos dos figurantes. Por sorte, ninguém ficou ferido. 

- Para correr contra o tempo e recuperar os atrasos com o prejuízo por conta do incêndio, a emissora carioca cedeu um estúdio convencional, o “A”, e disparou gravações por 15 dias, já com alguns cenários reconstruídos.

- A novela estreia com 30 capítulos gravados, 18 editados e 12 inteiramente finalizados. Para a sua divulgação, a emissora fechou um acordo com salas de cinema para exibir o primeiro capítulo em seis capitais. 

- Nos bastidores, Marina Ruy Barbosa criou um grito de guerra que chama a atenção do restante do elenco. "Dou um grito de guerra, bato os pés no chão e fica todo mundo me imitando", conta ela, que diz que precisa disso para captar a potência de sua personagem, 'Amália'.
"Deus Salve o Rei" estreia dia 9 de Janeiro de 2018, às 19h, uma terça-feira.
Foto: Divulgação/Globo.

Comentários