A Rede Globo
vai fechar o ano de 2014 com um crescimento de 8% nas vendas publicitárias e um
faturamento líquido de invejáveis R$ 12,4 bilhões.
Diante desse resultado, economistas apontam que a emissora carioca vai
arrecadar só com propaganda, o equivalente a mais de seis Records (R$ 2
bilhões) e 12 SBTs de São Paulo (R$ 1,1 bilhão).
Segundo consta, o canal vai faturar mais por causa da
Copa do Mundo, que concentrou verbas na emissora,
principalmente no primeiro semestre, e compensou a queda nos
investimentos publicitários na segunda metade do ano, provocada pela
estagnação da economia e pelas eleições.
Neste ano, a TV Globo faturou R$ 900
milhões a mais do que em 2013, quase um SBT. Tal valor só considera as
receitas das cinco emissoras próprias da família Marinho e a
participação da matriz nas receitas de publicidade nacional veiculada
pelas afiliadas.
Para 2015, porém, o cenário é desanimador. Os
executivos mais otimistas da TV preveem um crescimento semelhante ao da
inflação, em torno de 6%. Por isso, canais como Band e Record já começaram a cortar
gastos. O SBT vai evitar investimentos de risco e a Globo tem sido
cautelosa em seus orçamentos.
Foto: Divulgação.
Comentários