A TV Globo já desenvolve uma série sobre Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, que terá a direção de Jayme Monjardin, e é assinada por Mario Teixeira, com a colaboração de Rachel Anthony. A produção tem uma parceria com a Sony Entertainment e a produtora Floresta.
A trama conta a história da segunda esposa do escritor, Aracy Moebius de Carvalho (1908-2011) que, na década de 1930, vigência do nacional-socialismo, Aracy era funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha, onde chefiava a seção de passaportes. Mesmo correndo diversos riscos, salvou a vida de dezenas de judeus, que graças a ela emigraram para o Brasil, escapando assim da perseguição nazista.
No elenco: Anne Marques, Brian Townes, Bruce Gomlevsky, Eduardo Semerjian, Gabriela Petry, Izabela Gwizdak, Jacopo Garfagnolli, Jayme Matarazzo, João Côrtes, Kaysar Dadour, Margarethe Levy, Peter Ketnath, Rodrigo Lombardi, Sivan Mast, Sophie Charlotte, Stefan Weinert, Tarcísio Filho, Theo Medon, Tomas Sinclair Spencer e Tony Ramos.
Curiosidades:
- Atores alemães e norte-americanos, que a produção foi atrás, serão convidados para trabalhar na produção.
- Gravações acontecerão em 2020 e 2021, com locações e estúdios no Brasil e também na Argentina e Alemanha. A preparação começou em Setembro e Outubro de 2019.
- Sophie Charlotte, a protagonista da série, nasceu na Alemanha e, aos sete anos, veio viver no Brasil. E fala fluentemente inglês e alemão. Caiu como uma luva na personagem principal. Já Mateus Solano falará muito em inglês.
- Uma grande parte dos figurinos também virá de fora. Esta será mais uma produção para o streaming e TV aberta.
- A produção da trama foi adiada do fim de 2018 para o segundo semestre de 2019, por uma decisão da emissora em preservar o autor Mário Teixeira, que se dedicava aos textos de "O Tempo Não Para", novela das 19h.
- A produção retratará um dos principais e mais tristes momentos da história mundial, "A Noite dos Cristais", de 9 para 10 de Novembro de 1938, ação marcada pela destruição de símbolos judaicos. Sinagogas, casas comerciais e residências de judeus foram invadidas e seus pertences destruídos. Milhares foram torturados, mortos ou deportados para campos de concentração.
- Globo e Sony pretendem fazer primeiro um lançamento internacional da produção, e só depois colocá-la em exibição no Brasil.
- A obra toda será falada em inglês, o que exige fluência dos atores envolvidos.
- Para dar bastante realismo nas cenas, a emissora contratou Jonathan Barrass, vencedor de cinco Emmys, incluindo "Game of Thrones" e "Harry Potter"; especialista britânico nos efeitos visuais.
- Símbolos nazistas como suásticas foram expostos em faixas no Palácio Laranjeiras, do governo do Estado do Rio de Janeiro, e chamaram a atenção da população e de usuários de redes sociais.
- Antes chamada de "O Anjo de Hamburgo", a produção teve seu título alterado devido a contestações se a personagem real, Aracy, realmente seria uma heroína como era induzido no título da obra.
- No Brasil, a trama será dublada pelos próprios atores brasileiros. Exibições de segunda à quinta, na Globo.
“Passaporte para a Liberdade” terá 10 capítulos e estreia em 20 de Dezembro de 2021.
Siga no Instagram @Famarianno
Foto: Reprodução.
Siga no Instagram @Famarianno
Foto: Reprodução.
Comentários